Propriedades oferecem informações sobre documentos e objetos no portal, além de serem uma forma de efetuar a pesquisa. Por exemplo, você talvez queira criar uma propriedade de autor para que os usuários possam encontrar todos os documentos ou objetos criados por um determinado usuário:
Este tópico trata das seguintes informações:
Para saber mais sobre a criação ou edição de objetos administrativos (incluindo propriedades e tipos de conteúdo), consulte Criando e editando objetos administrativos.
Para acessar utilitários do portal (inclusive o mapa de propriedade do objeto global, o mapa de propriedade do documento global e o mapa do tipo de conteúdo global), clique em Administração e, na lista suspensa Selecionar utilitário, selecione o utilitário que você deseja acessar.
O mapa de propriedade do objeto global exibe todos os tipos de objetos de portal com os quais você pode associar propriedades. Quando os usuários criam um objeto de portal, podem especificar valores para as propriedades associadas na página Propriedades e Nomes do editor do objeto.
Quando os usuários importam documentos para o portal (seja manualmente ou através de um rastreador), os valores de propriedade podem ser extraídos do documento de origem de acordo com os mapeamentos de propriedades que você especifica no mapa de propriedade do documento global e em tipos de conteúdo.
Quando um usuário importa um documento para o portal, este executa as seguintes ações:
O portal determina qual tipo de conteúdo usar, com base no mapa do tipo de documento global ou nas configurações de tipo de conteúdo do rastreador.
O portal preenche os valores de propriedade com base nos mapeamentos de propriedade no tipo de conteúdo.
Se existirem propriedades mapeadas adicionais no mapa do tipo do conteúdo global (não incluídas nos mapeamentos de propriedade do tipo de conteúdo), o portal preenche os valores de propriedades com base nos mapeamentos de propriedade.
Portanto, você pode mapear propriedades comuns no mapa de propriedade do documento global e especificar somente mapeamentos especiais, valores padrão e substituir valores em tipos de conteúdo.
Observação: alguns mapeamentos de propriedade são definidos quando o portal é instalado, de forma a produzir alguns metadados gerais mesmo que você não crie um mapeamento especializado.
Tipos de conteúdo define diversas opções:
Formato do conteúdo de origem, como Microsoft Office, página da Web ou documento do Lotus Notes
Se o texto do conteúdo deve ser indexado para pesquisa
Como preencher valores para propriedades do documento
Você deve criar um tipo de conteúdo separado para cada combinação única dessas opções. Por exemplo, se os departamentos usarem atributos diferentes do Microsoft Word para descrição dos documentos, talvez você tenha que criar um tipo de conteúdo que retire a descrição do atributo de assunto e outro que retire a descrição do atributo de comentários.
O mapa do tipo de conteúdo global fornece os mapeamentos de tipo de conteúdo padrão para rastreadores. Os mapeamentos de tipo do conteúdo mostram aos rastreadores como atribuir tipos de conteúdo ao conteúdo importado. Quando um rastreador encontra um documento novo, ele começa do início dos mapeamentos de tipo do documento e procura uma extensão que corresponda a esse documento. O rastreador usa o tipo de conteúdo que está mapeado para a primeira extensão correspondente.
Quando os usuários criam rastreadores, a página de tipo de conteúdo exibe inicialmente os mapeamentos que você especifica no mapa do tipo de conteúdo global; essas configurações podem ser personalizadas para o rastreador individual.
O mapa de propriedade do documento global fornece mapeamentos padrão para propriedades comuns aos documentos no seu portal. Como mencionado anteriormente, esses mapeamentos são aplicados após os mapeamentos no tipo de conteúdo.