Modelo de portlet do tráfego da comunidade do Analytics - preferências

A página do console Tráfego da comunidade do Analytics relata o número de acessos para comunidades. Para este relatório, um acesso é uma visualização de página de uma página da comunidade. As seções a seguir descrevem os atributos que podem ser definidos para personalizar o relatório.

Observação: Para permitir a legibilidade, os gráficos exibem um máximo de 25 pontos de dados, iniciando com o primeiro na linha de tempo. Por exemplo, se você definir configurações para um relatório de gráfico de barras para uma duração de 3 dias e agrupado por hora, sua solicitação é para 72 pontos de dados; somente as primeiras 25 horas são exibidas no gráfico de barras. Em relatórios tabulares, o relatório inclui um máximo de 1.000 pontos de dados. No entanto, quando os dados do relatório são exportados para o Excel, o relatório inclui todos os pontos de dados.

Opções de exibição

Estas configurações permitem especificar o formato de exibição e selecionar as comunidades que aparecem no relatório.

Os relatórios podem ser selecionados para exibição nos seguintes formatos:

Você pode selecionar os seguintes conjuntos de comunidades ou especificar seu próprio conjunto personalizado.  
 

Seleção

Descrição

Primeiras comunidades

Exibe as comunidades que foram mais acessadas. Você pode especificar a exibição das 5, 10, 15 ou 20 primeiras comunidades.

Últimas comunidades

Exibe as comunidades que foram menos acessadas. Você pode especificar a exibição das 5, 10, 15 ou 20 últimas comunidades. Somente disponível na visualização tabular.

Todas as comunidades

Exibe todas as comunidades. Somente disponível na visualização tabular.

Especificar comunidades

Exibe a métrica de acesso para uma comunidade específica ou diversas comunidades. Ao selecionar esta opção, clique em Procurar para selecionar as comunidades que desejar exibir.


As seguintes métricas podem ser especificadas.
 

Opção

Descrição

Acessos

Exibe o total de visualizações de página para cada comunidade.

Visitas

Exibe o total de visitas únicas para cada comunidade. Visualizações de diversas páginas consecutivas dentro da mesma comunidade equivalem a uma visita.

Usuários

Exibe o total de usuários exclusivos para cada comunidade. Um usuário é qualquer usuário de portal que acessou a comunidade durante o período de tempo selecionado.


Observação: Ao usar a visualização tabular, você pode selecionar mais de uma destas opções. Em todas as outras visualizações pode selecionar somente uma opção.

Opções de filtro

O relatório pode ser filtrado de acordo com as seguintes propriedades.

Tipo de arquivo

Descrição

Intervalo de datas

Permite filtrar dados com base em intervalo de datas.

Se Especificar intervalo de datas for selecionado, poderão ser escolhidas as datas inicial e final.

Origem de autenticação

Permite filtrar dados com base na fonte de autenticação.

Propriedades do usuário

Permite filtrar dados com base nas propriedades do usuário definidas em seu portal. Após selecionar a propriedade desejada, selecione Contém ou Não contém e o valor da propriedade pelo qual deseja filtrar.

Opções de agrupamento

Se diversas comunidades são selecionadas, os dados são automaticamente agrupados por nome de comunidade. Além disso, você pode agrupar dados relatados de acordo com os seguintes atributos.

Propriedade

Descrição

Intervalo de tempo

Esta opção agrupa os dados pelo período de tempo selecionado. Um gráfico de linha precisa ter um grupo de intervalos por parâmetro selecionado.

Propriedades do usuário

Esta opção agrupa os dados pelas propriedades do usuário selecionadas. Os usuários são agrupados pelo valor da propriedade em seu perfil de usuário.

Observação: Gráficos de linha são bidimensionais e, portanto, podem ser agrupados por dois atributos. Os gráficos de barra e setores são unidimensionais e podem ser agrupados somente por um atributo. Os atributos incluem a seleção de comunidades e opções de agrupamento. Portanto, quando uma comunidade e a visualização de gráfico de linha são selecionados, duas opções de Agrupamento por são permitidas. Quando diversas comunidades e o gráfico de linha são selecionados, somente uma opção de Agrupamento por é permitida. Quando diversas comunidades e o gráfico de barra ou setores são selecionados, nenhuma opção de Agrupamento por é permitida. Gráficos tabulares podem incluir diversas métricas e diversas comunidades, mas um máximo de uma opção de Agrupamento por.

Opções de relatório

Insira um título para a exibição do relatório e especifique se os usuários têm a permissão para definir um intervalo de datas personalizado.

Gerenciar o acesso aos portlets do Analytics

Os relatórios do Analytics destinam-se a tornar visíveis as métricas de uso para um conjunto limitado de usuários administrativos que executam determinadas funções administrativas, como o planejamento de capacidade, análise de QoS, análise de ROI, personalização de "melhor aposta" de pesquisa, e outras mais.

O console do Analytics e os relatórios de portlet contêm dados de uso que são valiosos para a análise do portal da empresa, mas podem ser considerados particulares ou confidenciais para usuários do portlet. Por exemplo, os relatórios de Pesquisa, Documentos, Comunidade e Portlet podem ser configurados para exibir métricas de atividades para um determinado usuário com base em diversas propriedades de usuário, como endereço de e-mail, nome ou sobrenome.

Para proteger os interesses de segurança e privacidade antes de divulgar relatórios do Analytics:

1. Gerencie o acesso administrativo ao console do Analytics e aos modelos do portlet.

Para assegurar que somente um número limitado de usuários administrativos possa adicionar a comunidade do console do Analytics a Minhas comunidades ou criar portlets com base nos modelos do portlet do Analytics, crie um novo grupo administrativo e gerencie os membros do grupo de acordo. Os membros deste grupo administrativo requerem o acesso de Leitura à comunidade do console do Analytics e o acesso de Seleção ao diretório Objetos administrativos que contém os modelos do portlet.

2. Gerencie o acesso de usuários não administrativos aos dados do console do Analytics.

Se estiver permitindo que usuários não administrativos adicionem o console do Analytics a Minhas comunidades, configure a segurança do console de acordo na administração do Analytics. Para obter mais informações, consulte Configurações de segurança.

3. Gerencie o acesso de usuários aos portlets do Analytics.

Ao criar portlets, configure as métricas que não contêm dados particulares ou confidenciais, a não ser que tal visualização seja particularmente necessária. Se as métricas no relatório contiverem dados particulares ou confidenciais, configure a segurança para que somente os usuários apropriados e especificados tenham acesso de Seleção e possam, portanto, adicionar o portlet a Minhas páginas.

4. Certifique-se de que os usuários visitantes nunca tenham permissão para adicionar portlets do Analytics a Minhas páginas.

Para obter mais informações sobre a criação de portlets a partir de modelos, consulte o Guia do administrador do Oracle WebCenter Interaction.

Para obter mais informações sobre a criação de grupos administrativos e o gerenciamento de usuários e visitantes, consulte o Guia do administrador do Oracle WebCenter Interaction..