Os portlets fornecem, além de informações, ferramentas e serviços personalizados aos usuários do portal. O portal já possui vários portlets, mas você também pode criar os seus próprios. Um desenvolvedor da Web ou um desenvolvedor de portlet Oracle podem criar portlets para você, ou então descarregue portlets do Oracle Technology Network em http://www.oracle.com/technology/index.html.
Este tópico aborda:
Para saber como criar ou editar objetos administrativos (inclusive portlets, conjuntos de portlets, modelos de portlet e serviços da Web de portlet), consulte Criar e editar objetos administrativos.
Há dois tipos de portlets: intrínsecos e remotos.
Um portlet intrínseco consiste em um ou mais conjuntos de códigos localizados no computador do portal. O administrador do portal precisa instalar esses códigos no local correto para permitir a criação de portlets intrínsecos.
Um portlet remoto é um portlet hospedado por um servidor remoto separado. Quando um usuário exibe Minha página ou uma página de comunidade que inclui um portlet remoto, o portal entra em contato com o servidor remoto apropriado para obter o conteúdo de portlet atualizado.
Alguns portlets são instalados com o portal e ficam prontamente disponíveis para os usuários. Outros, porém, exigem instalação e configuração manuais.
Observação:Para obter informações sobre a instalação de código de portlet, consulte o Guia de Instalação do Oracle WebCenter Interaction (disponível no Oracle Technology Network em http://www.oracle.com/technology/documentation/bea.html) ou a documentação que acompanha seu portlet, ou entre em contato com o administrador do portal.
Para disponibilizar um portlet intrínseco para usuários do portal:
Para disponibilizar um portlet remoto para usuários do portal:
Os serviços da Web de porlet permitem que você especifique as configurações funcionais para os portlets, deixando que as configurações de exibição sejam definidas em cada portlet associado. Há serviços da Web de portlet intrínseco e portlet remoto.
Para saber mais sobre o editor do serviço da Web de portlet intrínseco, consulte um dos itens a seguir:
Para saber mais sobre o editor de serviço da Web de portlet remoto, consulte uma das páginas do editor a seguir:
Conjuntos de portlets são grupos de portlets relacionados que são agrupados para facilitar sua inclusão em páginas do tipo Minha página ou de comunidade. Ao adicionar portlets a páginas do tipo Minha página ou de comunidade, os usuários podem fazê-lo em conjunto ou selecionando portlets individuais. Pode ser conveniente criar conjuntos para portlets com funções relacionadas ou para todos os portlets que determinado grupo de usuários ache útil. Isso permitirá que os usuários localizem os portlets necessários com mais facilidade, sem terem de examinar todos os portlets do portal.
Para saber mais sobre o editor de conjuntos de portlet, consulte uma das páginas do editor a seguir:
Os modelos de portlet permitem criar várias instâncias de um portlet, cada uma exibindo informações ligeiramente diferentes. Pode ser conveniente, por exemplo, criar um modelo de portlet de vendas regionais, a partir do qual será possível criar portlets diferentes para cada região em que sua empresa realiza vendas. Você pode até mesmo incluir todos os portlets de vendas regionais em uma página para obter uma visão geral executiva.
Para saber mais sobre o editor de modelos de portlet, consulte uma das páginas do editor a seguir:
Para criar um portlet a partir de um modelo de portlet:
Alguns portlets e modelos de portlet a seguir (e os serviços da Web de portlet e servidores remotos necessários) estão disponíveis durante a instalação do portal:
Observação: você também pode criar seus próprios portlets, usar um desenvolvedor da Web ou um desenvolvedor de portlets do Oracle WebCenter Interaction para criar portlets para você, ou descarregar portlets do Oracle Technology Network em http://www.oracle.com/technology/index.html. Para obter informações sobre instalação e configuração de portlets fornecidos como um pacote de software, consulte a documentação do software de portlet, e não os procedimentos deste guia. Para obter informações sobre o desenvolvimento de portlets, consulte o kit de ferramentas do Oracle WebCenter Interaction para o Guia de Desenvolvimento do .NET, localizado no Oracle Technology Network em http://www.oracle.com/technology/documentation/bea.html.
O seguinte portlet de navegação pode ser usado com o esquema de navegação de portlet pronto (estabelecido em uma definição de experiência) para fornecer navegação personalizada para o portal:
Portlet de cabeçalho
de marcas de navegação: este portlet é fornecido como exemplo de
um cabeçalho personalizado que inclui marcas de navegação; você pode personalizá-lo
e usá-lo em comunidades ou definições de experiência. Este portlet é armazenado
na pasta Recursos do portal.
Observação: a definição de experiência da navegação de marca
é também incluída no portal como uma conveniência quando você usa portlets
para a navegação. Esta definição de experiência usa o esquema de navegação
de portlet pronto e tem o portlet de cabeçalho de marcas de navegação
definido como seu cabeçalho.
Os portlets de logon a seguir podem ser adicionados a perfis padrão de visita para que os usuários efetuem logon no portal:
Logon do portal: este portlet permite o logon de usuários no portal. Recomenda-se a inclusão deste em todas as home pages dos usuários visitantes, para permitir o logon a partir da página padrão exibida quando os usuários navegam para seu portal. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal.
Portlet de logon de marca: este portlet é fornecido como um exemplo de portlet de logon personalizado que usa marcas adaptáveis; você pode personalizá-lo e incluí-lo nas home pages dos usuários visitantes, para permitir o logon a partir da página padrão exibida quando os usuários navegam para seu portal. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal. Para obter informações sobre marcas adaptáveis, consulte o Guia de Personalização de IU do Oracle WebCenter Interaction, localizado no Oracle Technology Network em http://www.oracle.com/technology/documentation/bea.html.
Os portlets de perfis de usuários a seguir são incluídos na página de perfil por padrão:
Pasta de usuários experientes: este portlet exibe a lista de pastas nas quais o usuário é um especialista. Os administradores de portal podem adicionar usuários a uma pasta como especialistas através da página Recursos relacionados do editor de pasta, ou, se os usuários tiverem direitos de atividade Usuários experientes selecionados sozinhos, poderão adicionar a si mesmos como especialistas ao procurarem em suas pastas no diretório. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal.
Informações gerais: este portlet exibe informações do perfil do usuário, como nome e endereço, mas é configurável pelo administrador do portal para exibir qualquer informação. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal.
Comunidades gerenciadas: este portlet exibe as comunidades às quais o usuário tem acesso para edição e administração. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal.
Para obter mais informações sobre perfis de usuário, consulte Sobre perfis do usuário.
Os portlets a seguir estão prontos para ser adicionados a Minhas páginas ou a páginas de comunidade:
Portlet intrínseco de histório de tarefas: este portlet exibe as mesmas informações do histórico de tarefas que são exibidas na página Histórico de tarefas do gerenciador do Automation Service. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal.
Pesquisa de portal: este portlet permite que os usuários pesquisem no portal e acessem as pesquisas salvas. Os usuários podem querer adicioná-lo a suas Minhas páginas para acessar mais facilmente as pesquisas salvas. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal.
Portlet do leitor de RSS: este portlet permite que os usuários especifique um alimentador de RSS ou ATOM em uma Minha página. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal/Leitor de RSS, mas está disponível somente se o Serviço de portlet remoto foi instalado pelo administrador.
Portlet do leitor da comunidade de RSS: este portlet permite que os gerenciadores de comunidades especifiquem um alimentador de RSS ou ATOM em uma página da comunidade. Este portlet é armazenado na pasta Recursos do portal/Leitor de RSS, mas está disponível somente se o Serviço de portlet remoto foi instalado pelo administrador.
Os modelos de portlet a seguir (e os serviços da Web de portlet e servidores remotos necessários) são criados durante a instalação do portal:
Modelo de portlet de links da comunidade: este modelo é usado pelo portal para criar portlets que exibem os links salvos em uma pasta do diretório Knowledge da comunidade. Este modelo de portlet é armazenado na pasta Recursos do portal. Para saber mais sobre portlets de links da comunidade, consulte Portlet de links da comunidade.
Instantâneos de conteúdo: este modelo é usado pelo portal para criar portlets que exibam os resultados de uma Consulta de instantâneo. Este modelo de portlet é armazenado na pasta Recursos do portal.